VII Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano acontecerá entre os dias 1 e 4 de setembro de 2024 com apoio técnico da Universidade Federal do Cariri e suas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão. O formato será híbrido pois incluirá algumas palestras on-line  e será promovido graças à parceria de colegas de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e ao apoio da Funcap.

Confira a programação (E-Book do VII EINPP) detalhada aqui

Nesta sétima edição do EINPP pretende-se continuar o trabalho de fortalecimento e divulgação de pesquisas, e produções artísticas, com o objetivo principal de tornar oportunidades de formação inicial e continuada de professores de piano acessíveis a todos, incluindo regiões do interior do país. Pretende-se também seguir valorizando os saberes experienciais dos professores e manter o caráter extensionista do evento, firmado desde sua primeira edição em 2012, e o qual conduz a um diálogo constante com profissionais que atuam em diferentes realidades. Novamente o evento promoverá o Festival de Piano Infantojuvenil com atividades diversas para esse público. Homenagens surpresa celebrarão alguns dos grandes professores de piano que tiveram impacto em várias gerações.

Visto que o ensino instrumental deve estar inserido no processo educacional como um todo, nosso objetivo primordial é a valorização dos professores de hoje e de amanhã. Os debates, oficinas, palestras, workshops, mesas redondas, recitais, e masterclasses promovem a troca de conhecimentos e experiências, aproximando assim as inovações na área de pedagogia do piano em termos de pesquisa, materiais de ensino e metodologias diversas com a realidade prática do professor, a qual é reinventada diariamente.

Inovaremos em 2024 dividindo atividades com o IX Educamus, um evento regional bianual da UFCA que beneficia estudantes de nove instituições de ensino de música no estado do Ceará. Os alunos participantes no IX Educamus poderão participar de todas as atividades do VII EINPP.

O evento possui a responsabilidade de propagar conhecimento para uma sociedade plural, inclusiva e com demandas diversas. Mais ainda, o VII EINPP, inserido no contexto da universidade pública, reitera a função da mesma: a de promover e difundir de forma acessível oportunidades que visam um ensino de qualidade, amplamente inclusivo, sempre respeitando a diversidade cultural de cada região.

Chamada de Trabalhos

Modalidades

A Comissão Organizadora e o Comitê Científico do VII Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano convida professores, pesquisadores, profissionais autônomos e estudantes em nível de graduação e pós-graduação a submeterem propostas de trabalho provenientes de pesquisas científicas (concluídas ou em andamento) e de suas práticas performativas e pedagógicas. O formato do evento será híbrido e as apresentações poderão ocorrer de forma presencial ou remota. As modalidades de trabalhos, em meio presencial ou online, são: a) Comunicação Oral (resumo/artigo); b) Comunicação Artística (resumo/artigo, com um registro multimídia ou performance presencial); e c) Conversas em Preto e Branco (relatos de experiência ligadas ao ensino de piano). O envio dos resumos e ficha de inscrição deverá ser feito até o dia 14 de julho de 2024.

Chamada de Comunicações Orais e Artísticas Aqui Encerrada

Submissões de Comunicações Orais e Artísticas e informações sobre Áreas Temáticas: Aqui Encerradas

Chamada para Conversas em Preto e Branco: Aqui Encerrada

Submissões de Conversas em Preto e Branco: Aqui Encerradas

Cronograma

AtividadePrazo
Submissão de resumos e formulários para Conversas em Preto e Branco4 de junho a 14 de julho de 2024,
às 23h59min BRT
(Horário de Brasília)
Avaliação14 a 22 de julho de 2024
Resultados iniciais da avaliação de resumos e finais das Conversas em Preto e Branco22 de julho de 2024
Envio das versões finais28 de julho de 2024, às 23:59 BRT
(Horário de Brasília)
Resultado final para resumos1 de agosto de 2024
Envio dos vídeos para as Conversas em Preto e BrancoAté 12 de agosto de 2024, às 23:59 BRT
(Horário de Brasília)
Envio dos vídeos de todas as ComunicaçõesAté 20 de agosto de 2024, às 23:59 BRT
(Horário de Brasília)
Datas do Evento01 a 04 de agosto de 2024
Entrega de Artigos CompletosAté 30 de outubro de 2024, às 23:59 BRT
(Horário de Brasília)

 Participações presenciais / Participación en Persona / Presential Participation:


Claudia Deltrégia 
(UFSM/Brasil)

Daniel Lemos 
(UFMA/Brasil)

Pilar Leyva 
(Corpas University – Colômbia)

Hércules Gomes 
(São Paulo/Brasil)

 Josélia Vieira 
(UFPB/Brasil)

Luciana Sayure 
(USP/Brasil)

Mateusz Perz 
(Baylor University – Polônia/EUA)

Mauricy Martin 
(UNICAMP/Brasil)

Festival Infantojuvenil / Youth Piano Festival 

(apenas presencial / solo en persona / only presential):


Patricia Melo 
(Unicamp/Brasil)

Bianca Ribeiro 
(USP/Brasil)

Fiama Fernandez 
(Baylor University – Brasil/EUA)

Participação virtual / Participación en línea / On-Line Participation:


Christopher Fisher 
(Ohio University/
EUA)

Cristina Gerling
 (UFRGS/
Brasil)

Lesley McAllister 
(Baylor University/
EUA)


Silvia Molan 
(HDMK Stuttgart – Brasil/Alemanha)

Ulrike Wohlwender 
(HDMK Stuttgart – Alemanha)

Viviane Louro 
(UFPE/Brasil)







Gabriella de Mattos Affonso
(EMUFPA-UFPA/Brasil)

Dia 02/09/2024

Conversas em Preto e Branco

On-Line 2 de set de 2024

HorárioTítulo/Autores
09:00 – 09:15Ensinando aulas de piano em grupo: um desafio cativante
Fiama Fernandez Augusto
09:15 – 09:30Um projeto de extensão vinculado ao PianoLab/UFPB, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba
João Pedro Santiago
09:30 – 09:45Piano em grupo na escola regular e projetos sociais com um instrumento
Naira de Brito Poloni
09:45 – 10:00Quando eu virei “Ave Maria”: vínculo, doença de Alzheimer e ensino de piano
Euridiana Silva Souza

Dia 03/09/2024 Comunicações I

On-Line 3 de set de 2024

HorárioTítulo/Autores
08:00 – 08:15A Obra Pianística de Júlio Braga
Bruno Gabriel de Lira Mota e Joana Cunha de Holanda
08:15 – 08:30Análise estrutural e influências estilísticas no Noturno do Igarapé nº1, para piano solo, de Altino Pimenta
Davi Caricchio Santos e Gabriella de Mattos Affonso
08:30 – 08:45Obras para piano de compositoras brasileiras no IMSLP (1902-1930): catálogo e aplicações didáticas
Juliana Queiroz Flôres e Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
08:45 – 09:00Revendo a aula de piano sob a ótica da Pedagogia Dalcroze
Heeyamoni Behal e Fátima Graça Monteiro Corvisier
09:00 – 09:15Saberes experienciais na construção da docência do bacharelando em piano nas Universidades Estaduais Paulistas
Patricia Rocha de Melo
09:15 – 09:30Pedagogia do piano: desafiando as fronteiras entre performance e educação musical
Henrique Segala Villela
09:30 – 09:45Obras para piano de José Siqueira: uma pesquisa bibliográfica de cunho documental
Joselia Ramalho Vieira

Dia 03/09/2024 Comunicações II

On-Line 3 de set de 2024

HorárioTítulo/Autores
08:00 – 08:15Lendo partituras com as mãos: Tecnologias para a transcrição de obras pianísticas em Braille
Fabiana Bonilha
08:15 – 08:30Transcrição de Partitura em Braille: Tecnologia e Linguagem na Escrita da Melodia-Cifrada no Piano Popular Brasileiro
Gil Roseiro e Fabiana Bonilha
08:30 – 08:45A aprendizagem significativa aplicada à Deficiência Intelectual nas aulas de piano: um relato de caso
Etna Marzolla Gutierres
08:45 – 09:00Ensino ao piano a partir de uma abordagem multi-instrumental
Antônio Montemuro
09:00 – 09:15Do Pinho ao Piano, Um estudo das possibilidades de transcrição/adaptação em Igreja da Penha, de Guinga.
Luca Maestri e Maurício Zamith
09:15 – 09:30Tocando do jeito delas: práticas lúdicas ao piano com crianças autistas
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natalia Carla Nunes e Kássia Lucyanne de Lima Emmerich

Dia 04/09/2024 Comunicações I

On-Line 4 de set de 2024

HorárioTítulo/Autores
08:00 – 08:15Critérios e metodologias para gradação de dificuldades técnicas no repertório pianístico
Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho, André Signorelli, Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae, Daniel Da Costa Campos e Wilson Dittrich Filho
08:15 – 08:30Receptividade e percepção de professores brasileiros acerca de três métodos de ensino do piano para iniciantes: uma análise comparativa
Izabela da Cunha Pavan Alvim e Kezia Wisleana dos Santos Pereira
08:30 – 08:45Mikrokosmos de Béla Bartók: Estratégias de ensino para alunos intermediários de piano
Gabriel Lopes Brandão
08:45 – 09:00Cacilda Borges Barbosa – Sua Obra e Contribuição Um estudo sobre a série Diorama
Rosangela Sebba
09:00 – 09:15Pequenos Estudos Sul Americanos para piano: uma proposta de repertório complementar
Cheisa Rodrigues Goulart e Guilherme Collares

Dia 04/09/2024 Comunicações II

On-Line 4 de set de 2024

HorárioTítulo/Autores
08:00 – 08:15O Ensino de Piano em Grupo na Perspectiva das Abordagens Cooperativas e Colaborativas
João Pedro Santiago e Joselia Ramalho Vieira
08:15 – 08:30Performance em Piano no Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano: relato de experiência da implementação da disciplina em grupo no Curso de Formação Profissional
Grazielle Eis Magalhães Cortez
08:30 – 08:45Habilidades de percepção e performance harmônica em aulas de piano em grupo para crianças: Resultados de um Piloto
Luciano de Barros Carneiro e Betânia Parizzi
08:45 – 09:00Composição e Arranjo para o Ensino de Piano em Grupo: considerações sobre a elaboração de repertório para a aprendizagem coletiva do instrumento
Mirna Azevedo Costa, Juliana Campitelli de Morais, Beatriz Ribeiro Rocha, Natalia Gomes Sartori, Simone Gorete Machado, Ana Beatriz Andrade Melo e Adriel Natan Furlan Amalio dos Santos
09:00 – 09:15Da Extensão para a Graduação: Experiências dos Pianistas da UFPB
João Pedro Santiago, Joselia Ramalho Vieira, Elen Vitória Belizário Paz da Silva e Jonata Pierre Baima Ferreira de Sousa
09:15 – 09:30AVALIAÇÃO E O ENSINO DE PIANO NO CONTEXTO DE PROJETO SOCIAL
Felipe da Silva Medeiros

Coordenação Geral do VII EINPP
Profa. Dra. Carina Joly (UFCA)


Coordenação Adjunta do VII EINPP
Profa. Dra. Josélia Vieira (UFPB)


Comissão Organizadora do VII EINPP
Profa. Dra. Claudia Deltregia (UFSM)
Prof. Dr. Luis Claudio Barros (UDESC)
Fiama Fernandez Andrade (Baylor University – mestranda)
Mateusz Michal Perz (Baylor University- mestrando)
Prof. Dr. Daniel Lemos (UFMA)
Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho (UFRN)
Dra. Fabiana Bonilha (CTI- Campinas)
Profa. Maria Del Pilar Leyva (Fundación Universitária Juan N. Corpas)
Me. Alseni Maria da Silva
Profa. Natália Stack (Professora de piano)
Acadêmico Felipe Medeiros (UFSM)
Profa. Dra. Isaura Rute Gino De Azevedo (UFCA)
Profa. Florency de Oliveira Lima (Schoenberg Educação e Cultura)
Acadêmica Bruna Lorony da Silva Guedes (UFCA)


Comissão Organizadora do Festival Infantojuvenil do VII EINPP:
Profa. Patrícia Rocha de Melo (Professora de piano – UNICAMP, mestranda)
Dra. Bianca Ribeiro (Professora de piano)
Fiama Fernandez Andrade (Baylor University – mestranda)
Mateusz Michal Perz (Baylor University – mestrando)


Comissão Científica VII EINPP
Prof. Dr. Daniel Lemos (UFMA) – Coordenador
Profa Dra. Josélia Vieira (UFPB)
Profa. Dra. Bruna Vieira (UFPI)
Profa. Me. Daniela Cabezas (UFPI)
Profa. Dra. Alessandra Feris (University of South Dakota)
Profa. Dra. Lesley McAliister (Baylor University – Frances Clark Center)

VII Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano

Apoio