vi educamus 2018 jean joubert

RECURSOS DA ETNOMUSICOLOGIA PARA O ENSINO DE MÚSICA

Dr. Jean Joubert Freitas Mendes.

Doutor e Mestre em Música-Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA.
Foi professor visitante na Queens University Belfast (QUB), Irlanda do Norte, onde fez Doutorado Sandwich.
Possui graduação em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2001).

É professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN,
onde atuou como Coordenador dos Cursos de Graduação em Música (Licenciatura e Bacharelado: gestão 2009 a 2011)
e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Música-GRUMUS.

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente em Etnomusicologia e Educação Musical.

Na Etnomusicologia estuda a cultura afro-brasileira com pesquisas desenvolvidas sobre o Samba de Roda do Recôncavo Baiano
(transmissão musical da Viola Machete) e, desde o ano de 2001, pesquisa o Congado mineiro com dissertação e tese voltadas
para essa cultura musical (estudos concernentes a identidade musical, mudança e transmissão musicais).

Na área de Educação Musical tem se dedicado à pesquisas sobre a formação em música, sobretudo na educação básica,
com atuação na formação inicial e continuada de professores de música.

Desde o ano de 2010 é coordenador adjunto do Curso de Especialização em Educação Musical na Educação Básica;
oferecido pela Escola de Música da UFRN e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado acadêmico) desta universidade.

#jeanjoubertfreitasmendes #ufrn #grumus #etnomusicologia #educacaomusical #violamachete #cemuc #educamus #mapeamus #vieducamus2018 #simeca #ufca #juazeirodonorte #cariri #musica

Publicado em: 25 de abril de 2018