Tema

EDUCAÇÃO MUSICAL E ETNOMUSICOLOGIA: caminhos epistemológicos, desafios para a interdisciplinaridade.

***

O VI Encontro de Educação Musical do Cariri – EDUCAMUS 2018 pretende ser um evento de maior alcance geográfico que as edições anteriores (2010-2016), ao mesmo tempo em que, sem perder o foco na Educação Musical , busca ampliar a sua atenção para outras áreas/disciplinas da música – como a Etnomusicologia -, com a finalidade de possibilitar a formação de professores de música sob a perspectiva interdisciplinar. Assim, concomitantemente será realizado o I Simpósio de Etnomusicologia do Cariri – SIMECA.

O evento surge a partir de uma parceria entre diversas instituições de ensino superior de música, dentro e fora do Brasil, bem como de grupos de pesquisa interessados na temática em questão. Contribuirão com o evento a Universidade Federal do Cariri – UFCA, em Juazeiro do Norte – CE, como realizadora do evento; a Universidade Federal do Ceará – UFC (representada pelos cursos de música do Campus Fortaleza e do Campus Sobral); a
Universidade Estadual do Ceará – UECE (representada pelo seu Curso de Música); a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, por meio da professora Dra. Cristiane Maria Galdino de Almeida; a Universidade Federal da Bahia – UFBA, por intermédio da Dra. Angela Elisabeth Lühning; a Universidad Complutense de Madri – UCM, em Madri/Espanha, por meio da Dra. María Inmaculada Matía Polo e do Dr. Francisco Javier “Paco” Bethencourt Llobet; a Universidad de Extremadura, de Cáceres/Espanha, representada pela Dra. María Teresa Fraile Prieto e a University of Illinois/Urbana, Champaign/EUA, representada pelo Dr. Michael Benjamin Silvers.

A realização do evento estará a cargo do Curso de Música da UFCA, como uma iniciativa também dos grupos de pesquisa Centro de Estudos Musicais do Cariri – CEMUC e do Núcleo de Estudos em Educação Musical – NEMUS , ambos da UFCA, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Artes – PROFARTES , da UFC; e, do Eixo de Pesquisa “Ensino de Música” do Programa de Educação Brasileira , também da UFC.

Pretende-se discutir sobre interdisciplinaridade, com ênfase na Educação Musical e na Etnomusicologia , buscando conhecer as pesquisas já existentes sobre o tema e aprofundar o debate, de forma a ampliar as possibilidades de interação entre ambas, incentivando uma formação do professor de música que leve em consideração o contexto no qual os estudantes estejam inseridos.

Publicado em: 13 de setembro de 2017